Dor Orofacial | Oclusão

OCLUSÃO. AVALIAÇÃO DO SISTEMA MASTIGATÓRIO - CEMED, MALVEIRA, MAFRA

A Oclusão é a área da Medicina Dentária que avalia o funcionamento e as patologias do sistema mastigatório.
Para que exista uma oclusão ou “mordida” normal é necessário que os maxilares e os dentes se relacionem de uma forma estável e ideal, tanto a nível articular como muscular. Isto permite ao paciente manter as funções mastigatórias consideradas normais.
Uma oclusão incorreta pode levar a alterações patológicas na articulação temporomandibular ou nos músculos da face responsáveis pela fala e mastigação, originando as chamadas desordens temporomandibulares. Alguns dos sintomas e sinais de patologia são dores de cabeça ou pescoço, alterações de postura, ruídos articulares (estalidos), zumbidos no ouvido, limitação de abertura da boca e dificuldades na mastigação.
O ranger e apertar os dentes de forma rítmica durante o sono ou durante o dia, sem propósitos funcionais, leva a uma patologia específica designada por bruxismo e/ou clenching. É observada em pacientes de todas as idades e pode estar relacionado com o stress diário. Se suspeita deste tipo de patologia deve procurar um médico dentista na área de forma a prevenir futuras complicações e reabilitações muito onerosas.
A Drª Diana Correia em colaboração com a Drª Inês Jorge são as coordenadoras da área de Oclusão na clínica CEMED. São especialistas nesta área, dominando diversas técnicas avançadas de tratamento de todo o tipo de desordens temporomandibulares. Sempre que é necessário conjugar tratamentos de oclusão com outras especialidades, por exmplo Reabilitação Oral ou Ortodontia, a nossa equipa garante uma abordagem mustidisciplinar para encontrar a melhor solução para o seu caso.
Necessita de mais informação ou de uma avaliação de Oclusão?
Se procura um(a) especialista em Oclusão  visite a nossa clínica CEMED na Malveira ou entre em contacto connosco!
DOR OROFACIAL | OCLUSÃO
Drª Diana Correia